Grupo que assaltou agência bancária na modalidade 'novo cangaço' em MT é preso em RO
02/08/2025
(Foto: Reprodução) Criminosos assaltam agência bancária em MT
Os quatro homens flagrados assaltando uma agência bancária na modalidade ‘novo cangaço’, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, na quinta-feira (31), foram presos em Vilhena (RO), a cerca de 466 km de onde o crime ocorreu, neste sábado (2).
Segundo a Polícia Civil, os assaltantes estavam armados com fuzis e invadiram a agência rendendo funcionários e clientes (assista acima). Após acessarem o cofre e os caixas eletrônicos, eles fugiram em uma caminhonete levando dois reféns, que foram liberados cerca de 10 km depois, às margens da MT-170.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, além dos quatro envolvidos no assalto, outras duas pessoas foram presas por dar apoio aos assaltantes no crime.
A ação, que mobilizou mais de 100 policiais civis e militares na busca pelos criminosos, contou com o apoio do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá e de Tangará da Serra, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Força Tática e outras unidades da Polícia Militar.
'Novo Cangaço'
A expressão 'Novo Cangaço' é usada para caracterizar a ação de grupos criminosas fortemente armados que cercam pequenas cidades para praticar assaltos, geralmente a agências bancárias.
Essa modalidade de assalto foi nomeada pela polícia em alusão ao histórico bando de Lampião, que levava o medo a cidades do sertão nordestino em meados dos anos de 1930.
Brasnorte possui uma população estimada de 17,4 mil habitantes, conforme estimativa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024.
Criminosos durante assalto estilo 'Novo Cangaço' em MT
Reprodução